Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58700
Comparte esta pagina
Título : | O design universal para aprendizagem: Uma abordagem curricular na escola inclusiva |
Autor : | COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina GONÇALVES, Maria Aparecida Nascimento SANTOS, Marcela Herrera dos |
Palabras clave : | BNCC; Currículo acessível; Design universal para aprendizagem; Educação especial; Educação inclusiva |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; GONÇALVES, Maria Aparecida Nascimento; SANTOS, Marcela Herrera dos. O design universal para aprendizagem: Uma abordagem curricular na escola inclusiva. E-Curriculum, São Paulo, v. 19, n.2, abr./jun. 2021. p. 705-728 |
Resumen : | Aproxima duas pesquisas que trabalharam a teoria de currículo em interface com a inclusão escolar. Faz uso da metodologia da revisão integrativa, tendo como base teórica o paradigma da inclusão, o currículo narrativo e o design universal para aprendizagem (DUA). Tem como pergunta: como os três princípios do DUA podem contribuir para a abordagem inclusiva em escolas brasileiras? Metodologicamente, o tratamento analítico do material recolhido se deu por meio de um inventário DUA, com o objetivo de aproximar os princípios do design universal para aprendizagem da discussão do currículo acessível. Os resultados apontaram para a maior narratividade, abertura e flexibilidade curricular no sentido do alargamento do grau de influência dos estudantes no currículo. Isso é relevante para o engajamento dos aprendizes, pois respeita a variabilidade das redes neurais de aprendizagem. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP. |
Descripción : | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58700 |
ISSN : | 1809-3876 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENDERS. O Design Universal. p.705-728 .pdf Acceso restringido | 317,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.