Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58700

Comparte esta pagina

Título : O design universal para aprendizagem: Uma abordagem curricular na escola inclusiva
Autor : COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina
GONÇALVES, Maria Aparecida Nascimento
SANTOS, Marcela Herrera dos
Palabras clave : BNCC; Currículo acessível; Design universal para aprendizagem; Educação especial; Educação inclusiva
Fecha de publicación : 2021
Citación : COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; GONÇALVES, Maria Aparecida Nascimento; SANTOS, Marcela Herrera dos. O design universal para aprendizagem: Uma abordagem curricular na escola inclusiva. E-Curriculum, São Paulo, v. 19, n.2, abr./jun. 2021. p. 705-728
Resumen : Aproxima duas pesquisas que trabalharam a teoria de currículo em interface com a inclusão escolar. Faz uso da metodologia da revisão integrativa, tendo como base teórica o paradigma da inclusão, o currículo narrativo e o design universal para aprendizagem (DUA). Tem como pergunta: como os três princípios do DUA podem contribuir para a abordagem inclusiva em escolas brasileiras? Metodologicamente, o tratamento analítico do material recolhido se deu por meio de um inventário DUA, com o objetivo de aproximar os princípios do design universal para aprendizagem da discussão do currículo acessível. Os resultados apontaram para a maior narratividade, abertura e flexibilidade curricular no sentido do alargamento do grau de influência dos estudantes no currículo. Isso é relevante para o engajamento dos aprendizes, pois respeita a variabilidade das redes neurais de aprendizagem. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.
Descripción : Todas as notas de rodapé, estão no final do texto
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58700
ISSN : 1809-3876
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RENDERS. O Design Universal. p.705-728 .pdf
  Acceso restringido
317,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.